Como perder uma paciente com uma frase

Nos casamos no sábado da semana que vem (eeeee!!!), e, antes do casamento, resolvi fazer uns exames gerais pra ver se está tudo em ordem. Procurei uma ginecologista que pediu vááááários exames e marquei o retorno pra receber os resultados. Foi assim:

– Hummm, deu positivo pra toxoplasmose, vc já teve há algum tempo…

Eu, numa alegria por dentro, sentindo um mega alívio, pois ninguém vai me encher o saco, com a ladainha que tenho de me desfazer dos menininhos, quando a gente decidir ter filhos, já que sou, teoricamente, imune!

– Que bom! Assim fico mais tranquila, temos dois gatos!

– Hummm… – ela responde.

– Pode acontecer de o protozoário reagir e eu ter uma nova ocorrência?

– Há quem diga que pode acontecer… Mas eu sou da opinião de que gravidez e gatos não combinam…

….

Silêncio constrangedor. Ela encerra a consulta, me leva à porta e diz:

– Nos vemos em seis meses, então?

– Claro…

… que não, né, filha? Acha mesmo que eu vou voltar aqui pra, ao primeiro sinal de gravidez, vc mandar eu jogar o Chico e a Alice do outro lado do muro??? Vai esperando, bitch!

Não, não disse isso. Apenas dei um sorriso amarelo e sumi. Mas é óbvio que foi assim que pensei!

Ai, que preguiça dessa médica...

Ai, que preguiça dessa médica…

O que já li sobre toxoplasmose está bem resumido aqui:

– Apesar de gatos e outros felinos serem os hospedeiros definitivos (ou seja, somente neles haver a reprodução dos parasitos), menos de 1% da população felina participa da disseminação da doença

– o simples contato com o animal, com seu pelo, ou até mesmo com suas fezes “frescas” são insuficientes para levar a uma infecção por toxoplasmose- razão pela qual as infecções por contato direto com gatos excretando oocistos são extremamente improváveis.

– A via mais frequente da transmissão da toxoplasmose ocorre por meio da ingestão de carnes cruas ou mal cozidas, ou ainda verduras mal lavadas, recém-colhidas em um pasto aberto. A infecção pela carne pode dar-se ainda pela manipulação da carne crua, ou contato com superfícies contaminadas de preparação de alimentos, facas e outros utensílios.

Eu já li de tudo sobre toxoplasmose na internet. Mesmo eu, que tenho a cabeça bem formada em relação a isso, fiquei super abalada com essa frase infeliz. Tive mil dúvidas e repassei “n” vezes como Alice e Chico poderiam ter me “contaminado”. Só voltei a mim, quando, conversando com uma amiga que tem pavor de gatos, contei do diagnóstico e disse que poderia ter sido dos gatos ou das carnes mal passadas que amo de paixão. Então, ela me deu um choque de realidade: vc teve a infância mais moleque que eu já conheci (fato, eu amava rolar na terra, brincar na areia e sentar na enxurrada)!

Imagino como fica a cabeça de uma grávida que topa com um médico como essa mulher no início de uma gestação, quando existe todo o receio dos três primeiros meses de gravidez. Como um profissional que deveria zelar pelo bem-estar de seus pacientes aterroriza-os dessa forma? É revoltante!

toxoplasmose

Anúncios

10 ideias sobre “Como perder uma paciente com uma frase

  1. Lívia Fernanda

    Ariana, adorei sua atitude perante essa médica!! Já eu sou da opinião que gateiras e médicas preconceituosas com gatos não combinam, kkkkkkk!! Geralmente as pessoas positivas para toxo adquiriram a doença há tempos, muitas vezes quando crianças. Eu também tive uma infância bem anti higiênica. Não acredito que o Chico ou a Alice tenham te transmitido, eles são muito bem cuidados!

    Bom, estou na torcida para que seu casamento seja lindíssimo e que tudo seja perfeito!! E espero que você não fique tão nervosa, hehehe!!

    Beijinhos!!

    Resposta
  2. milene

    Nossa, odiei essa médica, rsrs. Tive minha gravidez super tranquila, com minha Soninho ao meu lado, dormindo na cama comigo, sentando no colo, enfim, vida normal. Gata saudável, limpa, vacinada, caixa de areia super limpinha, nada de cocô acumulado na areia dela e nunca comi as fezes dela (kkkk), então, nada a temer 🙂 Minha médica me disse que o importante, em uma gravidez e em qualquer situação da vida, são hábitos básicos de boa higiene, boa alimentação, supervisão médica, exercícios. No mais, é se cercar de gente positiva, curtir e ser feliz!
    Fica tranquila, porque quando quiseres ter um bebê, tudo vai correr bem e teus gatinhos, tão bem cuidados por vocês, serão uma fonte de alegria a mais.
    Felicidades no casamento, que sábado seja o primeiro dia bem especial e inesquecível de muitos dias que vocês viverão juntos. Amor, saúde, sorte, alegrias e sucesso para os dois!
    Não esquece de postar uma fotinho do casório pra gente ver 🙂
    Beijocas

    Resposta
  3. suzana

    RÁ RÁ RÁ pra ela né! Nega ignorante!!!! Já odeio essa médica!! Vc deveria falar pra ela que só pega toxo de gato quem come o cocô deles! E que vc é muito limpinha e que não pretende incluir tal item gourmet no seu cardápio!!!

    Resposta
  4. suzana

    A gente (eu e a Aveliny) estamos conversando a respeito! Afinal as duas estão sem cat sitter, morando na mesma cidade e sabemos que cuidaríamos muito bem uma dos gatinhos da outra! Vamos ver se dá certo! Ah e eles vão amar ganhar presentes rsrs!

    Resposta
  5. Pretinha

    Que chato… parece que os pobres gatos são costas largas. A minha prima tinha uma gata quando engravidou e nunca teve problemas. Ariana desejo que vocês tenham um casamento muito especial, que fique tudo como vocês planejaram, que seja inesquecível!
    Beijos e muitas felicidades

    Resposta
  6. Frida, Bilbo e Sofia

    A mamis gostou muito das informações que você publicou, e achamos que todas as pessoas deviam saber disso !!!!!
    E que o dia do seu casamento seja como os nossos dias : FELIZES, FELIZES e FELIZES !!!!!!
    Um miau da Frida e da Sofia

    Resposta
  7. Laís

    Muitas felicidades! Espero que o casamento seja maravilhoso e cheio de muito amor!
    Essa médica precisa se informar mais, ter menos preconceitos! Mas…eu tenho uma cunhada que é dermatologista e pensa assim também! Durante a gravidez ela deixou de ir na casa da outra cunhada (e as duas são super amigas e eu sou ciumenta…) só pra não chegar perto dos gatos!!! Fiquei até com raiva de tanta ignorância!
    Beijos

    Resposta
  8. Claudia

    Se existe outras opções de profissionais que são a favor dos felinos + gravidez, que sejam esses os que cuidam de quem tem gatos. Quando soube que estava grávida já tinha dois lindos gatinhos em nossa companhia. Tive a felicidade de ter giecologista/obstetra e depois o pediatra, a favor dos animais. Nuuuunca tivesmo qualquer tipo de problema. MInha filha vai fazer 18 anos e é super saudável.Bjs

    Resposta
  9. Minha casa, minha lida

    Oi, Ari!
    Eu não entendo muito de gatos, mas minha tia tem duas fêmeas que tiveram filhotinhos recentemente e antes delas minha tia teve dois machos – inclusive durante um período em que ela estava grávida. Nunca teve problemas. A única recomendação que o médico deu a ela é que sempre lave as mãos após ter contato com os filhotinhos – mas acho que é uma recomendação padrão, né?
    Enfim, cuidados todos nós devemos ter, seja com bichinhos, com humanos ou com alimentos. Não vejo necessidade alguma de se desfazer dos gatinhos.
    Um beijo,
    Mariana.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s